O Homem Que Calculava (cálculos trabalhistas)

Sem categoria | 0 |

mathematical-genius-srinivasa-ramanujan-652x400-3-1443443542Este é o titulo do livro escrito por Malba Tahan (heterônimo de Júlio César de Barros Mello e Souza) um dos peritos da literatura infanto juvenil mundial.

Este livro, para quem não o leu ainda é uma fábula das mais interessantes que conta a história de um calculista persa, chamado Beremiz Samir. Este ultimo é um personagem extraordinário.

Imaginem um calculista, um perito, na Bagdá do século XIII.

Agora pensemos, oitocentos anos atrás a arte de fazer cálculos era tão importante que ele torna-se homem de confiança do Grão Vizir da Pérsia, Ibrahim Maluf.

Hoje fazer cálculos, sejam cálculos matemáticos, cálculos de trajetórias balísticas, cálculos trabalhistas, apesar de ser um procedimento que tem o suporte e o apoio de sofisticadas máquinas e computadores, não dispensa o conhecimento humano.

São Peritos os que compreendem a arte matemática.

Um filme muito interessante sobre o tema cálculos é o maravilhoso “Estrelas Além do Tempo”, que pode ser visto na Netiflix facilmente. São mulheres geniais que fazem cálculos, projeções, avaliações, contingências sobre as possibilidades de lançamento de um objeto em órbita.estrelas

Já haviam computadores poderosos, mas o talento destas mulheres superou tudo o que havia de melhor.

Outro extraordinário é “O Homem Que Conheceu o Infinito” que conta a história inacreditável do indiano Srinivasa Ramanujan, um homem de origem paupérrima porém dono de um dom incomum com os números, com os cálculos e com o infinito universo do conhecimento humano.

Hoje, tanto Beremiz, o calculista persa do século XIII, quanto Srinivasa da década de 30 ou Katherine Johnson, da década de 60 poderiam muitas vezes ser substituídos no conceito do mundo por máquinas e programas. Mas no mundo real, cálcular, seja lá o que for, é uma tarefa para poucos experts.

Boa leitura e bons filmes.

Divirtam-se.OK-12-O-homem-que-calculava


Deixar uma Resposta