Ministério Público do Trabalho – Cálculos

Notícias | 0 |

Atuo com frequência em ações trabalhistas em que o MPT – Ministério Público do Trabalho aciona empresas.

É preciso ter um coração de aço para não sofrer um enfarte ao ver os números que geralmente são tratados.

Quase todos os casos envolvem milhões e milhões de reais. Já impugnei um cálculo de R$ 300.000,00.

São cálculos coletivos do trabalho envolvendo de dezenas a milhares de empregados e normalmente contém multas diversas pelo suposto descumprimento de leis.

O curioso é que mesmo se tratando de cálculos coletivos, o prazo judicial concedido gira em torno dos mesmos 30 dias que são concedidos a impugnação de cálculo trabalhista individual.

Como realizar em tão pouco tempo cálculos tão volumosos?

Como obter os dados de tantos funcionários e transformá-los em informações uteis para a execução de um artigo de liquidação ou de uma impugnação?

São anos e anos de experiência que me credenciam a atuar neste tipo de ação trabalhista, mas este é um trabalho em que o grande segredo é o trabalho em equipe.

Todos devem participar. Jurídico Trabalhista, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Controladoria, enfim, é o conjunto que pode fazer a grande diferença para a realização de trabalho tão grande em tão pouco tempo.

De uma ou de outra forma, recomendo a todos que estejam envolvidos neste tipo de processo trabalhista, muita fé, muita calma, muito discernimento e muita parceria, além de um bom psicólogo ou cardiologista de plantão, mas recomendo sobretudo, um bom perito contador. O conhecimento contábil, nestes casos, pode fazer toda a diferença.MPT


Deixar uma Resposta